VESPA
A picada de uma vespa ou abelha, representa uma experiência dolorosa, que pode ,inclusive, ser fatal para quem seja alérgico a picadas, porém, de um modo geral não causam grandes prejuízos, só quando se formam grandes colónias se justifica intervir.
São mais ativas no verão e princípio do outono, quando a sua população é maior.
Uma infestação de vespas é facilmente identificada pela presença dos ninhos e enxames.
VESPA ASIÁTICA
A vespa asiática tem um ferrão enorme, que a torna perigosa para os humanos, mesmo que estes enverguem o fato de apicultor. Por terem um tamanho maior que a vespa normal, a sua picada causa mais danos.
Alimenta-se de abelhas e de outros insetos polinizadores, o que tem efeito direto na produção de mel e na diminuição da polinização vegetal, podendo também provocar, a médio prazo, impactos significativos na biodiversidade.
Em Portugal, muitos ninhos ainda estão em atividade, pois o seu ciclo de vida é mais longo no nosso país. Um ninho de vespas asiáticas pode atingir um metro de altura e 80 centímetros de diâmetro e pode acolher cerca de duas mil vespas.
É no verão que atingem o seu máximo a nível de atividade, atacando em massa as colmeias. No inverno, as rainhas morrem e as fundadoras (rainhas no ciclo seguinte) hibernam em árvores, rochas ou no solo, até fevereiro ou março.
DESINFESTAÇÃO VESPAS
CASO ENCONTRE UM NINHO DE VESPAS EM ALGUM LOCAL DA SUA RESIDÊNCIA OU EM ÁREAS PRÓXIMAS, DEVIDO AO PERIGO PARA PESSOAS E ANIMAIS, PEÇA AJUDA PROFISSIONAL.
INFESTAÇÃO
Uma infestação de vespas é facilmente identificada pela presença dos ninhos e enxames.
De forma a evitar riscos desnecessários, o melhor é solicitar um tratamento profissional
para a eliminação dos ninhos de vespas.
IDENTIFICAÇÃO DE VESPAS
As seguintes características estão presentes na maioria das vespas:
– Dois pares de asas (exceção: fêmeas da família Mutillidae, Bradynobaenidae,
muitos machos da família Agaonidae, muitas fêmeas da família Ichneumonidae,
Braconidae, Tiphiidae, Scelionidae, Rhopalosomatidae, Eupelmidae, e outras famílias)
– Um ovipositor ou um ferrão (apenas presente nas fêmeas porque deriva do ovipositor)
– Escasso ou nenhuma pilosidade (em contraste com as abelhas).
Exceção: Mutillidae
– A maior parte das vespas são de vida terrestre, havendo um conjunto de vespas parasitoides de vida aquática da superfamília Chalcidoidea entre as quais pertencentes à família Trichogrammatidae, Mymaridae e Eulophidae que parasitam coleópteros da família Dytiscidae, Hygrobiidae entre outros.
– Predadores ou parasitas, maioritariamente de outros insetos; algumas espécies de Pompilidae, especializaram-se em utilizar aranhas.
DESINFESTAÇÃO VESPA ASIÁTICA
CASO ENCONTRE UM NINHO VESPAS ASIÁTICAS EM ALGUM LOCAL DA SUA RESIDÊNCIA OU EM ÁREAS PRÓXIMAS, PEÇA AJUDA PROFISSIONAL
O MAIOR PERIGO NO ATAQUE DESTAS VESPAS É QUANDO EXISTE PERTURBAÇÃO DO NINHO
Quais os riscos da Vespa Asiática / Velutina?
O principal é a predação das abelhas. Além do ataque direto, a presença da Vespa Asiática ou Velutina diminui a atividade das abelhas e enfraquece-as, o que diminui a produção de mel e produtos relacionados, mas também põe em causa a polinização.
Eliminar vespas Asiáticas / Velutina é difícil e perigoso, pelo que é indicado apoio profissional.
Porque se estão a destruir ninhos Vespa Asiática / Velutina no inverno?
Porque boa parte destes ninhos estão nas árvores e com a queda das folhas tornam-se
visíveis. Ao contrário do que se passa em França, em Portugal, muitos ainda estão
em atividade uma vez que o ciclo de vida da vespa asiática no nosso país é mais longo.
A espécie, com um ciclo biológico anual, apresenta a máxima atividade no verão, quando
ataca em massa as colmeias. No inverno, as rainhas morrem e as fundadoras
(rainhas no ciclo seguinte) hibernam em árvores, rochas ou no solo, até fevereiro ou março.
Depois fundam a sua colónia. Um ninho Vespas Asiáticas pode atingir um metro de altura e
80 centímetros de diâmetro e pode albergar cerca de duas mil vespas obreiras e 150 fundadoras.
De onde é natural a Vespa Asiática (vespa velutina nigrithorax)?
Esta espécie não indígena, vive no Norte da Índia, Butão e China e como sabemos predadora da abelha europeia. Entrou na Europa por França, em 2004. Viu a sua presença em Espanha confirmada em 2010, em Portugal em 2011 e em Itália em 2012. Em território nacional, entrou por Viana do Castelo, onde o primeiro ninho foi destruído em novembro de 2012, e está a avançar em especial pelo litoral, junto a linhas de água, com maior pressão entre o Minho e o Porto. Os registos oficiais de ninhos destruídos mostram que a vespa asiática já chegou, no interior, até Ribeira de Pena (Vila Real) e, a sul, até Santarém.
Porque é a Vespa Asiática uma Ameaça Séria?
A Vespa Asiática, com uma estratégia de reprodução mais agressiva do que a de outras espécies semelhantes, alimenta-se de abelhas e de outros insetos polinizadores, o que tem efeito direto na produção de mel e na diminuição da polinização vegetal, podendo, também, provocar, a médio prazo, impactos significativos na biodiversidade. As estatísticas variam de acordo com a zona do planeta, mas 60% a 70% da alimentação humana depende da polinização das abelhas. Tem um ferrão enorme, o que as torna perigosas para humanos, inclusive para quem enverga fato de apicultor.
As operações de destruição de ninhos, requerem muitos cuidados e se forem mal preparadas e realizadas, podem gerar problemas a quem esteja por perto.
Fale connosco, temos a solução para a sua casa, jardim e/ou sua empresa.
Peça um Orçamento Desinfestação Vespas Asiáticas
3 PASSOS PARA AJUDÁ-LO COM AS VESPAS
Inspeção
Identificação
Tratamento
Como Eliminar Vespas
Se alguma vez foi picado por uma Vespa, não vai esquecer facilmente. Não será, portanto, uma surpresa que um problema com Vespas quer seja na sua Casa ou na sua Empresa, seja algo por que não queira passar. Para garantir que não existe perturbação na sua rotina diária, precisa de resolver esse problema o mais rapidamente possível e eliminar as Vespas.
A boa notícia é que basta contactar-nos e nós faremos o resto: Uma vez registado o pedido, realizamos o tratamento de Vespas no prazo máximo de 48 horas, de acordo com a sua disponibilidade. Todos os nossos Técnicos são especializados na remoção de ninhos de Vespas.
Depois de afastar as Vespas, os nossos Especialistas vão aconselhá-lo sobre como prevenir que as mesmas voltem.