Traças
Existem 3 tipos de traças: traças de roupa, de papéis e livros e de comida.
As traças são ativas à noite e escondem-se durante o dia, evitando contacto directo com a luz, pelo que quando se acende a luz, procuram esconder-se em frestas ou atrás de móveis e quadros.
Apesar de danificarem objetos, não oferecem risco à saúde humana.
Os prejuízos causados pelas traças em produtos armazenados em armazéns, ou na nossa despensa de casa, são irreparáveis. Os sinais de que existem traças em casa são os seguintes:
- Roupas com pó, descoloridas ou com cheiro a mofo;
- Teias nos cantos das paredes, caixas, e armários, por exemplo.
DESINFESTAÇÃO TRAÇAS
AS TRAÇAS PROVOCAM PREJUÍZOS IRREPARÁVEIS EM LIVROS, ROUPAS, TAPETES, CARPETES E ALIMENTOS
OS ALIMENTOS CONTAMINADOS PELAS TRAÇAS PODEM CAUSAR DOENÇAS GRAVES A HUMANOS E A ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
As traças além de contaminarem os alimentos, fazem furos nas roupas porque se alimentam de tecidos de origem animal (lã) e algodão.
Para garantir que as traças são erradicadas com eficácia, é fundamental a ação de profissionais de Desinfestação.
Traças
As traças são consideradas uma praga pois provocam graves danos em roupas, tecidos, couros, tapetes e carpetes.
Estes danos podem desenrolar-se várias semanas após a eclosão das lagartas e só detetadas quando já tem uma dimensão “visível”, quando são vistas as traças voadoras.
Prevenir a infestação:
– Fazer inspeção visual aos alimentos que compramos para verificar que estes não estejam contaminados.
– Manter os espaços limpos e livres de humidade.
– Manter a despensa arejada, limpa e com os alimentos bem fechados.
– Não guardar no mesmo local roupas, livros e papéis.
– Os livros devem ser limpos periodicamente.
Por isso, é muito importante prevenir as infestações de Traças.
IDENTIFICAÇÃO DAS TRAÇAS
As traças adultas medem entre 8 a 14 mm, apresentam uma tonalidade castanha com três ou quatro manchas mais escuras.
As larvas medem aproximadamente 20 mm, de cor branco-sujo e cabeça castanha.
Alimentam-se de têxteis de origem animal, incluindo lã, peles e penas.
TRAÇA DOMÉSTICA
(HOFMANNOPHILA PSEUDOSPRETELLA)
Traça Branca Doméstica
(Endrosis sarcitrella)
As traças adultas medem entre 6 a 10 mm, possuem cabeça branca e asas com manchas.
As larvas medem aproximadamente 12 mm, de cor branca-acastanhada e cabeça castanha-avermelhada.
Alimentam-se de vários tipos de alimentos, no entanto causam menos estragos nos têxteis do que a traça doméstica.
Conhecida como mosca dos filtros ou mosca de casa de banho, estas traças encontram-se principalmente em casas de banho e cozinhas perto de ralos e canos de esgoto. Alimentam-se de matéria orgânica existente nos canos.
As adultas medem cerca de 2mm, de cor geralmente cinza acastanhado, as asas possuem pelos.
Em cada postura depositam cerca de 30 a 100 ovos, demorando cerca de 1 a 3 dias a eclodir.
Mosca Traça
(Psychoda spp)
Traça dos Cereais
(Plodia interpunctella)
A traça-dos-cereais é uma praga de superfície de massa que não causa grandes prejuízos nos produtos armazenados a granel, como milho e trigo. Nos produtos ensacados os danos têm maior importância devido à maior superfície exposta. Esta praga alimenta-se preferencialmente do embrião dos grãos. Atacam principalmente milho, trigo, cacau, arroz, aveia, cevada, feijão e soja.
Os adultos tem cerca de 20 mm de envergadura. A cabeça e o tórax são pardos avermelhados, as asas anteriores com dois terços distais também são avermelhadas e com o terço basal de coloração acinzentada, com alguns pontos escuros muito nítidos. Esse primeiro par de asas é bastante característico e permite a diferenciação dessa espécie de outras traças. Possui ciclo de vida de, no mínimo, 26 dias. Possuem hábitos noturnos.
Ovo: A fêmea põe de 100 a 400 ovos, que são colocados isoladamente ou em grupos sobre os grãos.
Lagarta: São de coloração branca, apresentando tonalidade rosada em algumas partes do corpo.
Pupa: As larvas, quando totalmente desenvolvidas, tecem um casulo de seda branca no anterior da qual se forma a pupa, principalmente nas fendas e frestas de paredes ou nos pontos de contato da sacaria.
Adulto: São traças de 20 mm de envergadura. A cabeça e o tórax são pardos avermelhados, as asas anteriores com dois terços distais também são avermelhadas e com o terço basal de coloração acinzentada, com alguns pontos escuros muito nítidos. Esse primeiro par de asas é bastante característico e permite a diferenciação dessa espécie de outras traças. Possui ciclo de vida de, no mínimo, 26 dias. Não se alimentam e possuem hábitos noturnos.
É considerada uma praga secundária. A traça infesta as sementes do cacau armazenado, folhas de fumo, frutos secos, nozes, cereais e seus produtos. Destroem completamente as amêndoas quebradas ou fendidas. Seu ataque prejudica a qualidade de grãos armazenados e torna o produto impróprio para consumo.
Ovo: A fêmea coloca 200 a 300 ovos sobre as amêndoas ou na proximidade. O período de incubação é de cerca de 4 a 12 dias de pendendo da temperatura.
Lagarta: As lagartas atingem até 15 mm de comprimento. Logo, que eclodem, atacam as amêndoas, onde encontram facilidade de penetração. No seu interior tecem um tubo sedoso, onde permanecem até completar seu desenvolvimento. As lagartas que não encontram essa facilidade de penetração acabam por morrer. A fase larval é de cerca de 32 dias.
Pupa: Após o término do período larval, as larvas abandonam as amêndoas e formam as pupas em locais escuros. Deixam um rasto de fios de seda que formam um emaranhado nas paredes dos depósitos muito infestados. O período de pupa dura cerca de 7 dias.
Adulto: Possuem coloração acinzentada e 20 mm de envergadura. Apresentam nas asas anteriores três estrias transversais brancas. A longevidade é de, aproximadamente 15 dias.
Traça dos Frutos Secos
(Ephestia elutella)
3 PASSOS PARA AJUDÁ-LO COM TRAÇAS
Inspeção
Identificação
Tratamento
Como Eliminar Traças
Se se encontra sob o ataque da natureza destrutiva das Térmitas, precisa de alguém em quem possa confiar para recuperar rapidamente a sensação de conforto e segurança. Os planos de tratamento da Extreme Pest para eliminar Térmitas são adaptados especificamente para as suas necessidades particulares.
Uma colónia de Térmitas pode consumir 5 g de madeira por dia. Pode não parecer muito, mas sem um tratamento específico para as eliminar, elas podem permanecer numa propriedade durante muitos anos e passarem despercebidas.