TÉRMITAS
As térmitas são uma praga que se alimenta de madeira e materiais compostos por celulose, podendo causar extensos danos à estrutura de um edifício caso não sejam controladas por profissionais qualificados.
Habitualmente são confundidas com outros insetos comuns, como as formigas de asa, as traças, as larvas dos bichos da seda, etc..
É nas regiões húmidas, e em construções próximas de um curso de água, que abundam as térmitas. A condensação existente nas tubagens do aquecimento ou a humidade que se infiltra nas paredes devido a falhas de construção, podem fornecer a quantidade de água suficiente para as térmitas.
Um dos sinais que evidencia a existência de térmitas numa habitação, é o
aparecimento de asas entre maio e agosto. No resto do ano, as térmitas
vivem dentro da madeira.

DESINFESTAÇÃO TÉRMITAS
UTILIZAMOS TÉCNICAS E MEIOS EFICAZES PARA CONTROLO E EXTERMINAÇÃO DOS VÁRIOS TIPOS DE TÉRMITAS EXISTENTES NA PENINSULA IBÉRICA
DEPENDENDO DAS CONDIÇÕES DA IMPLANTAÇÃO DAS TÉRMITAS NO EDIFICIO UTILIZAMOS OS DOIS MEIOS DE COMBATE ABAIXO DESCRITOS
INJECÇÃO E ASPERSÃO LÍQUIDOS

Infestações por Térmitas:
Criação de uma barreira na base da construção.
Esta barreira ativa, destrói as térmitas presentes e previne infestações futuras.
Esta barreira deve ser efetuada no solo e nos muros.
No interior das construções, se as madeiras tiverem sido atingidas, é indispensável tratá-las com um produto desinfestante específico.
A luta preventiva às Térmitas Consiste em tratar o solo antes de qualquer construção
Profilaxia da construção:
Só um tratamento pode eliminar uma infestação de térmitas numa construção, contudo o êxito está condicionado a regras “de higiene da construção”.
Efetivamente, para sobreviverem, as térmitas têm necessidade de água e de celulose, por isso, qualquer intervenção, deverá imperativamente ser acompanhada pelas seguintes medidas:
• Supressão de todas as fontes de humidade na construção: fugas de água, infiltração, condensação.
• Supressão de qualquer armazenamento de madeira morta dentro ou nas redondezas da construção.
• Eliminação de papéis velhos (jornais, revistas…), caixotes velhos e de todos os panos.
Por outro lado, o êxito de um Tratamento Barreira, fundamenta-se igualmente no tratamento generalizado da construção (é imperativo não excluir qualquer parte) e de todos os anexos: varanda, garagens, abrigos, casota do cão, mesmo quando afastados do edifício principal.

Segurança: Sem odor e sem perigo para as canalizações.
Polivalência: Utilizável em todas as situações: construção e reabilitação.
A eficácia excecional:
Ação prolongada favorecida pela transmissão secundária, os resultados contra térmitas e xilófagos, superam nitidamente os dos outros produtos existentes no mercado.



Modo de ação nas Térmitas:
Age a nível do sistema nervoso central, é inibidor não competitivo do GABA (ácido gama-amíno-butírico) e específico aos invertebrados. As moléculas do inseticida, ao fixarem-se sobre as térmitas, situado dentro do canal cloro, inibem o fluxo intracelular do cloro. Deste modo, anula o efeito neuroregulador do GABA, provocando a morte rápida do parasita através de hiperexcitação.
CONTROLO DE TÉRMITAS EFICAZ E DEFINITIVO
Isco térmiticida.
Os iscos termiticidas são altamente eficazes no controlo das térmitas.
Ao contrário do tratamento químico tradicional de barreira química,
requer um processo e tempo para que o princípio ativo seja distribuído
por toda a colónia de Térmitas. Durante este período é necessária a
vigilância por parte profissionais para seguir o processo e certificar
os resultados. Os resultados são excecionais, o tratamento proporciona
uma cobertura permanente e definitiva ao conseguir a eliminação total das colónias.
Aplicação de isco térmicida
A aplicação de isco térmicida é um sistema termiticida de ação lenta que permite
o controlo da colónia mediante a utilização de um isco alimentar impregnado com
um ingrediente ativo, que, uma vez ingerido pela térmita e aproveitando
a sua biologia, transfere os seus efeitos negativos à colónia até à sua total erradicação.
O Isco Térmicida, realizou centenas de tratamentos a nível nacional durante mais de uma década com
extraordinários resultados, tanto em edifícios privados como públicos e de interesse patrimonial.

Vantagens da aplicação de isco térmicida
Aproveita a biologia e o comportamento especial das térmitas, facilitando a ação do princípio ativo dentro da colónia e chegando a todos os seus membros sem provocar alarme ou fuga entre eles.
Ao contrário dos tratamentos à base de químicos, pelo seu efeito seletivo, não afeta o meio ambiente e é inócuo para pessoas ou animais. Não produz cheiros nem alterações das águas subterrâneas.
Atua sobre a totalidade da colónia e não apenas sobre os insetos que entram em contato com o inseticida.
O PROCESSO METODOLÓGICO
O sistema baseia os seus resultados no conhecimento do comportamento da térmita, do meio onde atua, do uso de um isco de excelente palatabilidade e de um princípio ativo eficaz para o controlo de térmitas
O sistema propõe um processo de atuação que estabelece fases de atuação
O Estudo: É fundamental para atingir o êxito. É a fase mais importante do processo, para além de identificar os danos, analisa que fatores proporcionaram o ataque da térmita. Uma vez realizado o estudo estabelecemos os parâmetros de atuação.
A Instalação: Pode realizar-se em qualquer período do ano, ainda que para obter resultados imediatos é aconselhável que seja realizada durante a Primavera, período em que a térmita apresenta uma maior atividade.
O Controlo: Uma vez estabelecido contato com a colónia, inicia-se a fase de controlo. As estações e zonas críticas serão revistas periodicamente até se obter a eliminação da colónia.
ESTRAGOS PROVOCADOS POR TÉRMITAS



ERRADICAÇÃO DA COLÓNIA
A aplicação de isco térmicida, baseia os seus resultados no conhecimento do comportamento da térmita e do meio onde atua. Para além de dispor de um isco de excelente palatabilidade e do princípio ativo.
Durante o processo de tratamento é indispensável uma vigilância contínua por parte do profissional. Vai observar-se que durante os primeiros meses haverá um consumo grande da celulose e progressivamente este consumo irá diminuindo como consequência da debilitação da colónia. Não obstante, existem uma série de sinais no comportamento das térmitas que nos indicam a sua extinção:
Diminuição da atividade das térmitas.
Embranquecimento do abdómen das térmitas. A cutícula das térmitas é transparente e geralmente a sua cor parda deve-se à alimentação.
À medida que vão consumindo o isco vai observando-se uma pigmentação esbranquiçada nos indivíduos da colónia produzida pelo substrato do isco utilizado.
Inversão das castas na colónia. À medida que as obreiras vão morrendo, a falta de alimento obriga as restantes castas a saírem em busca de alimento, detetando-se a presença de neotécnicos e castas inferiores, assim como o aumento percentual de soldados nas estações.
Aparecimento de ácaros por debilitação da térmita, em obreiras e soldados.
3 PASSOS PARA AJUDÁ-LO COM AS TÉRMITAS

Inspeção

Identificação

Tratamento
Como Eliminar Térmitas
Se se encontra sob o ataque da natureza destrutiva das Térmitas, precisa de alguém em quem possa confiar para recuperar rapidamente a sensação de conforto e segurança. Os planos de tratamento da Extreme Pest para eliminar Térmitas são adaptados especificamente para as suas necessidades particulares.
Uma colónia de Térmitas pode consumir 5 g de madeira por dia. Pode não parecer muito, mas sem um tratamento específico para as eliminar, elas podem permanecer numa propriedade durante muitos anos e passarem despercebidas.